quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Cupcake ou Muffin? ... eis a questão



Ontem estava em casa sozinha e resolvi testar uma nova receita ... fui correndo para folhear a minha revista preferida Prazeres da Mesa (a revista sai mensalmente nas bancas e você pode encontrar receitas de todos os tipos, das mais fáceis as mais difíceis ... vale a pena folhear ou visitar o site) e encontrei na última página da revista uma receita de dar água na boca: Cupcake de baunilha com doce de leite, e lá fui eu testar a receita.
O bolinho ficou divino, com gosto de infância, na hora que dei a primeira mordida veio aquele gostinho de Bebezinho de baunilha, aqueles bolinhos deliciosos da Seven Boys que agora são vendidos com a marca Panco!
Na hora em que fui fazer a cobertura, vi que não tinha na minha geladeira manteiga o suficiente para isso ... então tive que dar uma mudada na receita, incluindo o nome que virou Casadinho (já que não tem aquele ar de um bolinho simples como o Muffin e nem tão sofisticado como o Cupcake!). O que eu não esperava é que ficasse tão bom quanto ficou, quando experimentei senti uma mistura de Bebezinho com bem-casado, porque pra finalizar polvilhei açúcar de confeiteiro o que deu aquele crocante do açúcar do bem casado. Ficou realmente uma delícia e muito fofos também! Veja só como ficaram:


Mas se você ficou ainda ficou com a dúvida de qual a diferença de um Cupcake para um Muffin clique aqui e descubra =)
Ainda quero testar com o buttercream, que é a cobertura dos tradicionais Cupcakes ... então ai vai a receita adaptada: Teste novos sabores!!




CASADINHO
rendimento: 12 unidades


Ingredientes
Massa:
1 1/4 de xícara (chá) de fari
nha de trigo
1 xícara (chá) de açucar
1 xícara (chá) de leite
3 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (chá) de fermento
1 1/2 colher (chá de extrato de baunilha


Recheio:
100g de doce de leite


Dica: se você não tiver em casa Doce de leite, cozinhe uma lata de leite condensado na panela de pressão por aproximadamente 35 minutos, o resultado fica tão ou mais gostoso que os tradicionais doces de leite de latinha ou vidro.


Finalização:
Açucar de confeiteiro (quanto desejar)


Modo de preparo
Massa:
1 Junte o açúcar, a manteiga em temperatura ambiente e bata até incorporar o açúcar na manteiga. 2 Adicione 1 ovo de cada vez e bata bem após cada adição. 3 Peneire a farinha e o fermento em um bowl; reserve. 4 Misture a baunilha e o leite. 5 Quando os ovos estiverem bem batidos, adicione aos poucos a farinha e o leite, intercalando os ingredientes de maneira que termine com a farinha; não bata demais a massa. 6 Forre 12 formas de alumínio com forminhas de papel e preencha até 3/4 de cada forma. 7 Leve ao forno médio por 15 minutos; teste com um palito, que deve sair limpo e ser pedaços de massa. 8 Retire da forma de alumínio e deixe esfriar.


Dica: já existem umas formas especiais para cupcakes, que permite que você asse os bolinhos na formato e do mesmo tamanho ao mesmo tempo, o que torna muito mais prático do que as velhas forminhas individuais ... entre aqui e confira os preços de todo tipo de material necessário para ter sucesso na sua receita!

Recheio:
1 Coloque o doce de leite dentro de um saco de confeiteiro, de preferência com um bico não decorativo. 2 Faça pequenos furos no centro de cada bolinho. 3 Recheie os bolinhos com o doce de leite (conforme mostra a foto a cima).


Finalização:
1 Com o auxílio de uma peneira, peneire o açúcar de confeiteiro por cima dos bolinhos. 2 Sirva!


Vale a pena testar e experimentar!!

1 comentários:

Anônimo disse...

Uhmmm Alininha fiquei com Água na boca!!!!!!! Muito bom seu blog...Bjos Dani e Vacão

Postar um comentário